Durante uma das aulas, emergiu uma dúvida: qual a diferença entre tipos e gêneros textuais????
Gêneros textuais
Os textos desempenham papel fundamental em nossa vida social, já que estamos nos comunicando a todo momento. No processo comunicativo, os textos têm função e cada esfera de utilização da língua, cada atividade, elabora determinados tipos de texto que são estavéis, ou seja, se repetem tanto no assunto, como na função, no estilo, na forma. É isso que nos permite reconhecer um texto como carta, ou bula de remédio, poesia, notícia jornalística, por exemplo.
O que é falado, a maneira como é falado e a forma que é dada ao texto são características diretamente ligadas ao gênero. Como as situações de comunicação são em nossa vida social são inúmeras, inúmeros são os gêneros textuais: bilhete, carta pessoal, carta comercial, telefonema, notícia jornalística, editorial de jornais e revistas, receita culinária, texto didático, ata de reunião, cardápio, palestra, resenha crítica,bula de remédio, instrução de uso, e-mail,aula expositiva,piada,conto,poesia...
Tipos textuais
Os textos, independente do gênero a que pertencem, se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais, relações lógicas. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais, como: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou expositivo, injuntivo ou instrucional.
Bem, a diferença entre gênero e tipo textual causa muitas dúvidas. Gêneros são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não, que estão presentes no dia-a-dia, é o corpo do texto utilizado para haja uma comunicação, e a tipologia textual seria a forma que o texto se apresenta, a maneira como o gênero é descrito.
É importante que o professor saiba distinguir o que é gênero e o que é tipo textual, pois essas informações podem auxiliá-lo na elaboração de atividades para os alunos que estão em processo de alfabetização. Saber trabalhar com os gêneros possibilita ao docente explorar o universo da escrita, demonstrando ao jovem aprendiz uma gama de possibilidades de exercitar e utilizar a escrita.
Os tipos textuais utilizam diversas características linguísticas, é o como se fala ou escreve algo, narrar, descrever, argumentar, explicar ou dar uma ordem. O professor sabendo utilizar os tipos textuais em sala de aula, favorece entre outras coisas a imaginação da criança, assim como também pode explorar a oralidade do aluno.
Referência: TERRA, Ernani. NICOLA, José de. Português; de olho no mundo do Trabalho: volume único. São Paulo. Scipione, 2004
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você trouxe alguns elementos dos conceitos. Sugiro que focalize os conceitos utilizando-se da paráfrase, ou seja, elabore-os, a partir da pesquisa realizada, com suas próprias palavras. Há, no blog da disciplina, algumas indicações de textos que tratam do assunto. Dê uma olhada lá e acrescente mais algumas ideias...
ResponderExcluir