sexta-feira, 1 de maio de 2009

2ª aula 28/04/09

Na 2ª aula iniciou-se as discussões sobre o texto: 'Processo inicias de leitura e escrita'; onde foi aborada a questão de temas de linguagem a serem desenvolvidos no ínicio da escolarização das crianças de 6 anos.
Falamos também sobre o conhecimento prévio das crianças, pois é um equívoco pensar que as crianças não sabem nada quando chegam à escola. É importante saber que os alunos tem um bagagem cultural devido a leitura de mundo que fazem.
A diferença está no fato de que elas não decidificam as palavras, mas são capazes de compreender os símbolos e as imagens presentes no cotidiano, formulando hipóteses e lendo de sua forma.
Outro assunto abordado foi a possibilidade de se trabalhar com diferentes gêneros textuais para explorar a leitura no processo de alfabetização.
Ao final da aula, nos reunimos em pequenos grupos para refletir e elaborar atividades que possam auxiliar nos processos de alfabetização, refente à leitura do texo, para educação infantil.
Essas atividades serão postadas futuramente...
Até a próxima aula!!!

quinta-feira, 30 de abril de 2009


Sugestão de Leitura para crianças:
Esse livro traz diferentes tipos de gêneros textuais como carta, bilhete, propagandas, cartão postal entre outros, numa linguagem facil para que as crianças possam entender os diferentes tipos de linguagem.

1ª aula - 14/04/2009



Após 10 períodos de graduação, confesso que cheguei à faculdade sem muitas espectativas, pois ao longo desses quase 5 anos, já temos uma noção de como serão as aulas. Entretanto, para minha surpresa, e creio que para muitos, me deparei com um professor que trouxe novidades à disciplina e que cobrou emenho e participação, independente da situação acadêmica de cada um.
A proposta trazida foi fazer um Blog/portifólio. De início a idéia assustou um pouco, pois para mim era uma novidade e blog nunca despertou meu interesse, mas analisando a idéia com mais calma, acredito que não será tão difícil, já que nós manipulamos tão bem o Orkut. A diferença está em organizar o portifólio, comentando as aulas, trocando informações e expondo nossa opnião.
Creio que esse novo espaço de troca de conhecimento irá acrescentar muito à nossa formação, já que tecnologia e educação se mesclam a todo momento. Alem disso, o blog será uma oportunidade de vivenciarmos na prática a avaliação formativa

Carta

Caros Internautas,

Meu nome é Gisele, tenho 24 anos, moro com meus pais e meu irmão.
Minha vida acadêmica começou quando passei no vestibular da UERJ, porém meu conceito não foi lá dos melhores. Passei com o conceito D, o que reduz um pouco as opções de escolha de curso.
Com a ajuda da minha amiga Rose, com quem dividi momentos de angústia e aflição no pré-vestibular, escolhemos Pedagogia e por incrível que pareça fizemos a prova do vestibular na mesma escola, na mesma sala, passamos para o mesmo curso e estamos estudando juntas até hoje. Será coincidência ou 'maktub', já estava escrito???( rsrsrs)
Bem, cheguei na faculdade com toda aquela espectativa e ansiedade, mas confesso que quando me deparei com um CIEP, murchei um pouco, pois não tinha 'cara' de faculdade, mas de escola mesmo.
Comecei o curso em 2004/02 e como muitas pessoas dizem: cai aqui de para-quedas, pois mesmo tendo feito a opção no vestibular, esse não era um universo que me atraia. Iniciei o curso com uma certa dúvida: será que fico? será que fai ser legal???...porque eu não queria ser professora.
O tempo passou, enfrentamos duas ou três greves, me tornei bolsista do grupo de pesquisa do profº Henrique(o mesmo grupo que a Cris falo no blog dela), fiz amizade que quero levar para o resto da vida e passei ótimos momentos de angústia, diversão e alegrias.
já estou no DéCiMo período (devido ao atraso na implementação do novo currículo do curso) e ao longo dessa jornada acadêmica pude entender o quanto s figura do Professor é importante e como pode influenciar positiva ou negativamente na formação de um indivíduo, principalmente quando esse indivíduo é uma criança. Quanto mais conhecimento, mais responsabilidade. Confesso que a idéia de lecionar ainda me assusta um pouco e faz emergir aquela dúvida: será que eu consigo?
Bem, agora já estamos caminhando para o final de graduação com monografia para terminar,estágio pra fazer, relatórios, blog, portifólio... Meu Deus!!!! ufa (e eu que pensei que o final seria mais tranquilo)...
Mas, mesmo assim acredito que no final tudo vai dar certo.
Abraços e bjs

Gi Barreto