Na 2ª aula iniciou-se as discussões sobre o texto: 'Processo inicias de leitura e escrita'; onde foi aborada a questão de temas de linguagem a serem desenvolvidos no ínicio da escolarização das crianças de 6 anos.
Falamos também sobre o conhecimento prévio das crianças, pois é um equívoco pensar que as crianças não sabem nada quando chegam à escola. É importante saber que os alunos tem um bagagem cultural devido a leitura de mundo que fazem.
A diferença está no fato de que elas não decidificam as palavras, mas são capazes de compreender os símbolos e as imagens presentes no cotidiano, formulando hipóteses e lendo de sua forma.
Outro assunto abordado foi a possibilidade de se trabalhar com diferentes gêneros textuais para explorar a leitura no processo de alfabetização.
Ao final da aula, nos reunimos em pequenos grupos para refletir e elaborar atividades que possam auxiliar nos processos de alfabetização, refente à leitura do texo, para educação infantil.
Essas atividades serão postadas futuramente...
Até a próxima aula!!!
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
http://cudafebf.blogspot.com/2009/05/trabalho-de-taelp.html
ResponderExcluirFez uma boa reflexão. Faço, apenas, uma observação: ao final da aula, os grupos foram reunidos para pensarem em atividades para desenvolverem os objetivos relacionados aos processos de leitura e de escrita. Você colocou que deveriam elaborar "atividades de escrita". Não foi esse o objetivo. Reveja.
ResponderExcluir