Durante essa aula, continuamos as discussões sobre os processos iniciais de leitura e escrita.
Quando se inicia o processo de alfabetização, o professor deve ter uma postura investigativas, pois ao identificar os conflitos epistemológicos da criança fica mais fácil desenvolver atividades para que elas tenham um melhor ententimento na aprendizagem. É preciso ter cuidado durante o processo de alfabetização e se questionar sobre a visão que se tem em relação ao que a criança sabe e como ela entende.
O professor também pode investigar o tipo de leitura que o aluno fazem no seu dia-a-dia, trabalhando as associações entre os objetos, as imagens e a escrita, compreendendo que as primeiras leituras são por dedução, pois os símbolos e as imagens são pistas que ela utiliza para ler.
Outro tópico abordado foi a possibilidade de trabalhar com os diferentes gêneros textuais na alfabetização, pois assim os alunos podem começar a compreender as utilidades dos textos.
Obviamente, o professor deve se manter atento em relação ao erro no processo da escrita, mas ele não é o elemento fundamental da alfabetização, porque ao escrever a criança põe em jogo todas os conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem, e o erro pode indicar pistas do que a criança sabe. Errar não significa não saber, e sim testar possibilidades de uma escrita correta de acordo com que a criança consegue elaborar.
Até a próxima.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito boas suas impressões. Procure fazer mais relações com os textos. Além disso, procure estabelecer mais vínculos com a prática.
ResponderExcluir