Esse texto traz conceitos interessantes, como ' múltiplas alfabetizações' e 'bilinguismo', demonstrando que não há um único padrão de alfabetização, mas que existe diversas maneiras nas quais podem se organizar as práticas de leitura e escrita e é fundamental que o docente que trabalha com educação infantil saiba disso, contextualizando e trabalhando a diversidade dos alunos.
A linguagem oral em que as crianças se expressam está impregnada de marcas de seus grupos sociais de origem, valores e conheciementos, além disso, a criança recria a linguagem oral como forma de participar da sociedade.É importante ir mostrando às crianças que há vários modos de falar, mas só há um modo de escrever. Uma possibilidade é focar na questão da regionalidade, explorando as entonações e os sotaques que existem em nosso país. As crianças podem criar com o auxilio do professor, explicações a cerca da escrita e das pronúncia das palavras. O docente tem a tarefa de mostrar que além da variadas formas de falar, há também diferentes maneiras de utilizar a escrita; porém o professor não deve se limitar ao ensino das habilidades de codificar e decodificar.
O professor também pode criar situações com diferentes formas de falar, trabalhando os turnos de fala, mostrando como a comunicação acontece e como a fala se organiza, esse tipo de atividade faz com que o aluno exercite a escuta o que vai facilitar a organização do pensamento. O professo deve procurar compreender os contextos das práticas de leitura e escrita de seus alunos, buscando saber como os eles entendem o valor da linguagem no mundo. Outra opção para trabalhar na alfabetização é a construção de textos, pois as histórias ajudam a desenvolver e expandir o vocabulário dos alunos, além de explorar a oralidade da crianças.
Abraços e até a próxima aula...