sábado, 27 de junho de 2009

8ª e 9ª aulas - 16/06 e 23/06


Durante essas aulas, trabalhamos o texto "Prática de linguagem oral e alfabetização inicial de linguagem na escola: perspectiva sociolinguísticas" de Erik Jacobson.

Esse texto traz conceitos interessantes, como ' múltiplas alfabetizações' e 'bilinguismo', demonstrando que não há um único padrão de alfabetização, mas que existe diversas maneiras nas quais podem se organizar as práticas de leitura e escrita e é fundamental que o docente que trabalha com educação infantil saiba disso, contextualizando e trabalhando a diversidade dos alunos.

A linguagem oral em que as crianças se expressam está impregnada de marcas de seus grupos sociais de origem, valores e conheciementos, além disso, a criança recria a linguagem oral como forma de participar da sociedade.

É importante ir mostrando às crianças que há vários modos de falar, mas só há um modo de escrever. Uma possibilidade é focar na questão da regionalidade, explorando as entonações e os sotaques que existem em nosso país. As crianças podem criar com o auxilio do professor, explicações a cerca da escrita e das pronúncia das palavras. O docente tem a tarefa de mostrar que além da variadas formas de falar, há também diferentes maneiras de utilizar a escrita; porém o professor não deve se limitar ao ensino das habilidades de codificar e decodificar.
O professor também pode criar situações com diferentes formas de falar, trabalhando os turnos de fala, mostrando como a comunicação acontece e como a fala se organiza, esse tipo de atividade faz com que o aluno exercite a escuta o que vai facilitar a organização do pensamento. O professo deve procurar compreender os contextos das práticas de leitura e escrita de seus alunos, buscando saber como os eles entendem o valor da linguagem no mundo. Outra opção para trabalhar na alfabetização é a construção de textos, pois as histórias ajudam a desenvolver e expandir o vocabulário dos alunos, além de explorar a oralidade da crianças.


Abraços e até a próxima aula...



domingo, 21 de junho de 2009

Narrativa & Oralidade.

No decorrer das aulas foi possível perceber o quanto a questão da narrativa está intimamente liga ao aprender, justamente porque é através da fala que estabelecemos uma primeira comunicação com o mundo que nos cerca, e é por meio dessa comunicação que se transmite a cultura e os ensinamentos de um determinado grupo.
Nossa vida e nossas histórias são construídas pelas experiências que temos e como as transmitimos as outras pessoas, sendo assim, narrar foi o meio encontrado para relatar e compartilhar nossas vivências, expressar emoções, sentimentos e a imaginação.
A narrativa faz parte de nossa cultura, pois a todo o momento estamos relatando algo, estamos tecendo histórias, sejam reais ou fantasiadas. Essa cultura oral faz parte do ser humano e do seu processo de socialização.
Para ilustrar essa questão da narrativa trago esse vídeo. O vídeo é sobre o dia das mães, pois sabemos que são elas que, muitas vezes utilização a contação de histórias para enriquecer o imaginário dos filhos, mas o professor também pode desenvolver essa atividade em sala com seus alunos, lendo um livro, um conto ou simplesmente narrando uma história.