terça-feira, 9 de junho de 2009

7ª aula 02-06-09

Demos sequência a leitura do texto da última aula. Esse texto trás considerações relevantes para a prática docente, pois aborda as diversas formas de se trabalhar com textos em turmas de alfabetização.
Como já foi dito em outras aulas, é fundamental criar o habito da leitura nos pequenos alunos, para que possam se apropriar das palavras. É interessante o professor explorar a leitura dialógica, fazendo indagações a cerca do que está lendo, trabalhando com a capacidade de interpretação da criança, pois o processo de ensino se dá através da interação.
O trabalho com texto na alfabetização facilita o entendimento da criança em relação a escrita e a leitura, pois a alfabetização vai além do aprendizado e da decodifição de letras e palavras. Ao utilizar textos, o docente dá mais sentido à escrita, porque demonstra que sempre se escreve para alguém, sempre há uma intencionalidade, além disso, mostra que o texto é o lugar de funcionamento da linguagem.
Na alfabetização, o docente pode utilizar textos curtos com apoio de imagens como música, poemas, adivinhações, etc.,pois são textos de fácil memorização e aos poucos a criança faz a correspondência entre o que ela decorou e o que está escrito.
Não podemos esquecer de desenvolver também o habito da escrita, mesmo que a criança não domine as formas ortográficas, ela vai testando suas possibilidades e hipóteses a cerca da formação das palavras.
Até a próxima aula..

Um comentário:

  1. Gisele, muito bacana já fazer algumas reflexões sobre o texto discutido. Procure aprofundar mais suas ideias, apontando em que contextos a alfabetização das crianças acontece. Procure detalhar cada um dos contextos e, se possível, coloque exemplos que sejam diferentes dos que foram apresentados no texto.

    ResponderExcluir