domingo, 31 de maio de 2009

Avaliação Formativa

A avaliação é um tema recorrente quando se fala em educação , pois evoca dúvidas a medida em que envove realções de poder nos processo de ensino e aprendizado.
A todo momento se ouve falar na aprovação automática, em alunos que não sabem ler e escrever, e as pessoas se questionam: como esse alunos passaram de ano? Nessas situações, a avaliação fica reduzida, muita vezes, a um instrumento de segregação, de classificação dos que sabem e os que não sabem.
Mas há muitas maneira de avaliar o desenvovimento da aprendizagem e uma delas é a avaliação formativa. Esse tipo de avaliação auxilia o aluno a aprender e a se desevolver a medida em que otimiza a aprendizagem, facilita o desenvovimento da compreensão, pois orienta o trabalho do professor e do aluno, onde o educando tem a possibilidade de perceber tanto seu progesso quanto suas dificuldades e erros.
A avaliação formativa permite que o aluno e o docente possam atuar conjuntamente no processo de ensino e aprendizado na construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário