sexta-feira, 24 de julho de 2009

Considerações Finais

Ao longo do curso, discutimos sobre como se da o processo de alfabetizaçao das crianças e como o professor deve atuar diante do aluno que está iniciando a construção do conhecimento de escrita e leitura.
É importante para quem vai atuar nessa área adquirir informações suficientes para conduzir seu aluno ao longo desse processo, pois é uma tarefa díficil que requer muito envolvimento e atenção do profissional que está envolvido nessa atividade.
Torna-se inprencindível que o docente saiba como desenvolver e elaborar um bom trabalho, explorando toda a criatividade e curiosidade da criança, saber desenvolver atividades que contribuam para a formação do aluno, ou seja,o docente não deve se prender em metodologias engessadas que dificultam o processo de aquisição do conhecimento realizado pela criança.
É preciso ter conhecimento sobre as dificuldades que irão aparecer, além de agir como facilitador e mediador do conhecimento construido pela criança, deixando-a destar suas possibilidades sem menosprezar suas hipótese. Não esquecendo que os 'erros' que aparecem ao longo do processo de aquisição da escrita deve funcionar como indicativo de como o aluno emprega suas hipóteses.
Mesmo estando no décimo período e já ter realizados disciplinas que abordaram esse tema, os textos utilizados no curso TAELP contribuiram para a nossa formação, na medida em serviram como norteadores sobre o processo de alfabetização trazendo informações muito relevantes a cerca da atuação docente.
Para terminar gostaria de postra um vídeo. Esse não se trata de alfabetização, mas sim de educação; é um vídeo que trata de educação tecnológica, mas que traz considerações pertinetes à todo tipo de educação.
O vídeo inicia com uma explicação sobre elefantes que pintam, eles obedecem a seus instrutores e fazem pinturas em tela que são vendidas para pessoas. Mas a comparação que gostaria de fazer, depois que assisti esse vídeo é que o professor não deve tratar seus alunos como 'animais adestrados' que realizam o que é pedido simplesmente.Ele deve fazer com seus alunos desenvolvem a capacidade critica, que saibam pensar e sejam sujeitos de sua aprendizagem, não ficando como mero receptor de informações fornecida pelo professor.
Assim, devemos formar alunos reflexivos e co-participativos do processo de ensino aprendizagem, seja na educação infantil ou de qualquer outro segmento.

Um comentário:

  1. Você fez uma boa síntese do semestre! A disciplina pretendeu focalizar os aspectos da alfabetização voltados para a educação infantil. Espero que tenha contribuído para a formação de vocês e para a prática futura.

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