sábado, 23 de maio de 2009

Atividades de leitura e escrita na educação infantil

Só se aprende ler, lendo e só se aprende escrever, escrevendo. Na atividade da escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita do aluno. Essas atividades têm o objetivo de avançar na reflexão da Língua, aprender a letra a ser usada, e quantas letras usar, escrever textos com sentido, revisar ortografia e gramática. Pode ser desenvolvida com crianças entre 5 e 6 anos.

Atividade 1: leitura e escrita de Nomes próprios, pois este é um modelo estável de escrita.

Sugestão:
§ Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, forca e lacunas com nomes;
§ Montar nomes com alfabeto móvel;
§ Lista com nome dos alunos para a chamada, deve ser lida diariamente: cada criança tem o nome escrito num pedaço de papel cartão (azul para os meninos e rosa para as meninas), primeiro a professora mostra a cor do cartão, depois mostra o nome para a turma, quando esse nome é identificado, a criança chamada pega o papel e coloca num espaço reservado para a chamada;
§ Classificar o nome dos alunos de acordo com: número de letras, de sílabas;
§ Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.

Atividade 2: leitura e escrita de listas – as listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética, possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Sugestão:
§ Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-os de acordo com: a primeira e última letra, numero de letras e de sílabas, vogais e consoantes.
§ Lista de nomes de animais, frutas, verdura, cores, plantas, brinquedos, etc.
§ Lista de nomes dos alunos da classe, dos professores ou dos funcionários da escola;

Atividade 3: leitura e escrita de trava-língua, parlenda, quadrinha, poema e canção de roda – esses são textos da cultura oral apropriados para trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica. Por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder o falado ao escrito, além de brincar com o som, s forma ortográfica e o significado das palavras.

Sugestão: circular palavras repetida, as rimas, os sinais de pontuação, copiar palavras inteiras, pintar os espaços entre as palavras, contar o numero de letras ou palavras de uma frase, completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto, classificar as palavras pelo som ou letra inicial.
me dos alunos de acordo com: n, deve ser lida diariamente:

5 comentários:

  1. As atividades são bastante interessantes! O foco da seleção das mesmas deve ser SEMPRE os objetivos que se pretende desenvolver nas crianças. Além disso, é fundamental que a avaliação seja realizada de modo a perceber como as crianças estão alcançando os objetivos e, por conseguinte, avançando em suas aprendizagens.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!!! Somos professoras da Ed. Infantil do ISERJ e gostaríamos de fazer parte do seu blog. Achamos muito legal e podemos trocar idéias.
    Se puder, nos faça uma visita.
    http://educacaoinfantil2etapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, podemos trocar ideias? Gosto muito de trabalhar com poesias. Visite o meu blog: palavrassetransformam.blogspot.com Um abraço e sucesso
    Rosa Fuziama

    ResponderExcluir
  4. olá, sou professora de educação infantil
    trabalho na zona rural da cidade de Morro do Chapéu no estado da BAHIA
    suas sugestões ajuda bastante
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. vim a pesquisa de um trabalho de escola para leitura e escrita achei muito interressante as sugestoes qee tem nesse sait adorei quando começar a da aulas irei utilizar essas sugestoes...........

    ResponderExcluir