quinta-feira, 28 de maio de 2009

5ª aula


Durante a 5ª aula o professor fez uma análise do texto Oralidade e ensino da língua materna, ressaltando os pontos mais relevantes,articulando com o exercício reflexivo. A turma demonstrou uma certa apreensão com a atividade, relutando um pouco em participar da analise, mas tudo correu tranquilamente.
O texto trata da atividade conversacinal e dos elementos que dela fazem parte, estabelece as diferenças entre a fala e a escrita e como elas se organizam. a conversação é organizada da seguinte forma, segundo Ventolla: tópico ou assunto, situação, papéis dos participantes, modo e meio; que geram sentido a atividade.Outro aspecto abordado no texto é a coesão e a coerência.
Esse dois últimos conceitos devem ser bem explorados pelo professor na alfebetização, onde podem ser feitos exercícios como a substituição de pronomes que auxiliará na produção de texto feito pelas crianças.
Compreender a oralidade e o desenvolvimento da língua materna é fundamental para a prática do professo alfabetizador, pois ele pode explorar a atividade conversacional da criança revelando aspectos existentes no texto falado, o que pode facilitar ainda mais o aprendizado da leitura e da escrita.

Até a próxima aula..

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